Rua Hilario Magro Jr, 37 – sala 15, Cambuí - CEP 13026-123 - Campinas/SP
(19) 3234-4077 | (19) 99605-2533

Reconstrução mamária

Dr. Marcelo Michelino - CRM 91276

 

Reconstrução da mama é realizada em pacientes que tinham uma doença maligna de mama e foi necessário tratamento para remover. Durante o desempenho da reconstrução pode-se usar os seus próprios tecidos musculares, bem como os implantes de mama artificial ou uma combinação dos dois métodos. Uma cirurgia sob anestesia geral dura 2 – 6 horas, hospitalização 1 – 3 dias, 2 – 4 semanas de convalescença, com os exercícios físicos podem começar em três meses.

A perda ou distorção de mama no tratamento de câncer é para uma mulher muito onerosa mentalmente. O tratamento de mulheres com câncer de mama é uma interdisciplinar participação de um mastologista, cirurgião, oncologista, radiodiagnósticolo, patologista, ginecologista e também de um psicólogo. A reconstrução mamária está no campo da cirurgia plástica. A decisão sobre uma intervenção sempre depende do oncologista, do psicólogo e, por vezes, geneticista.

O mais comum é chamada de reconstrução mamária imediata, quando, durante uma anestesia, o médico remove o tumor com uma parte ou toda a mama e imediatamente preenche o defeito resultante. A reconstrução mamária é, então, realizada principalmente com o uso de implantes de silicone. Após a remoção de mama por causa de tumor, a reconstrução devida é paga pelo seguro de saúde.

A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia.

A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia.

• A mama reconstruída não terá a mesma sensibilidade que a mama que substitui,
• As cicatrizes são visíveis e estarão sempre presentes na mama, seja após a reconstrução ou a mastectomia,
• Algumas técnicas cirúrgicas irão deixar cicatrizes no local doador, geralmente localizadas em áreas menos expostas do corpo, como nas costas, no abdômen ou no glúteo.

Se apenas uma mama é afetada, somente ela pode ser reconstruída. Ademais, redução de mama, pexia ou aumento de mama podem ser recomendados para a mama oposta para melhorar a simetria de ambas as mamas.

Melhore a aparência com a reconstrução da mama

A reconstrução da mama é um procedimento física e emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Uma nova mama pode melhorar radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. Embora a cirurgia possa lhe dar uma mama relativamente natural, a mama reconstruída nunca será igual a mama que foi removida.

Melhore a aparência com a reconstrução da mama

A reconstrução da mama é um procedimento individualizado. Você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

• Você lidar bem com seu diagnóstico e tratamento,
• Você não tem condições médicas ou doenças que possam prejudicar a cicatrização,
• Você tem visão positiva e expectativas realistas do resultado da reconstrução da mama e da imagem corporal.

A reconstrução envolve, tipicamente, vários procedimentos realizados em múltiplos estágios, podendo:
• Ser realizada ao mesmo tempo que a mastectomia, ou
• Ser adiada até que você se recupere da mastectomia e de quaisquer tratamentos adicionais do câncer.

É importante que você se sinta pronta para o aspecto emocional envolvido na reconstrução de mama. Pode levar algum tempo para aceitar os resultados da reconstrução.

Após a cirurgia utilizando retalhos e/ou inserção de um implante, gazes e fitas serão aplicados nas incisões. Uma bandagem elástica ou sutiã irá minimizar o inchaço e sustentar a mama reconstruída. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue ou de fluido.

Você receberá instruções específicas, incluindo: Como cuidar de sua mama após a cirurgia, os medicamentos que deve tomar por via oral para ajudar a reduzir o risco de infecção, preocupações específicas a procurar no local da cirurgia ou em sua saúde geral, e como será o acompanhamento com o cirurgião plástico.